Como eternizar Taylor Swift?
Taylor Swift está para a vida, assim como estamos para a morte, é inevitável. Como se sua existência fosse feita para ser e existir neste espaço de tempo, onde tudo é importante e cada detalhe conta uma história que será lembrada por alguém, em algum lugar, em um futuro que ainda não conhecemos. Mas é de conhecimento que o futuro é o minuto seguinte, e ela continua transformando alguma coisa em imortalidade pura.
Sim, eu acredito que Taylor Swift é imortal. [E não, eu não tenho fundamento científico ou espiritual para tornar isso verídico.]
Em “Tim McGraw” (2006), a narrativa escrita pela cantora americana, nos deu pistas do que seria o legado de uma das maiores compositoras das várias gerações seguintes, “Quando você pensar em Tim McGraw, eu espero que se lembre de mim”.
Em 2008, o single Love Story do segundo álbum de estúdio “Fearless”, tomou proporções inimagináveis — para aquela época — na percepção de quem seria Taylor Swift no mundo da música. Também nessa canção, temos o primeiro verso, que começa com “Nós éramos jovens quando eu te vi pela primeira vez”, todas as pessoas já foram jovens, pelo menos uma vez na vida, quando ouviram uma de suas músicas.
Falando — agora — de memórias, na música Long Live, que a cantora já declarou mais tarde em alguns shows da reputation stadium tour (2018), ser sobre seus fãs, conta com versos que dizem “Eu disse ‘lembro desse momento’, no fundo da minha mente, o tempo em que ficamos com as mãos trêmulas e a multidão nas arquibancadas foi à loucura”, “Isso foi o fim de uma década mas o começo de uma era”. Sinto que nessa música, a eternidade de Taylor Swift foi cravada na história. Ela esteve em todos os finais e fez parte de todos os começos, como se estivesse renascendo cada vez que uma de suas músicas era tocada, em algum lugar do mundo. O tempo de Taylor é linear, enquanto seu legado sempre será cíclico.
Em State of Grace: “E eu nunca te vi chegando, e eu nunca mais serei a mesma”.
Eu não vi o momento em que Taylor Swift chegou, mas eu sei que não sou a mesma desde que a conheci.
No poema “Why She Disappeared”, em uma das frases, Taylor destaca a importância do passado na construção do presente. “Sem o seu passado, você nunca poderia ter chegado tão maravilhosa e brutalmente, aqui.”
Ainda no álbum reputation, em New Year’s Day, é com “Segure-se nas memórias, elas irão se apegar à você”, que vemos, mais uma vez, como a permanência de suas músicas é indubitavelmente palpável.
Ato I: reputation.
O retorno de Taylor Swift após três anos de silêncio absoluto, se deu pelo sexto álbum de estúdio, em Novembro de 2017. Cheio de referências e metáforas, reputation se constrói de forma sólida e compõe o patrimônio de Taylor na indústria musical. Para além disso, as diversas menções à cores, nos transporta às composições anteriores, e deixa ainda mais evidente que não é apenas como artista que ela se tornou perpétua.
Taylor Swift está sempre aqui e para ficar definitivamente.
Um paralelo entre o documentário Miss Americana, lançado em 2020, os dois projetos da cantora estão em sintonia. Em um constante processo de amadurecimento onde os questionamentos rodeavam a herança musical de Taylor, mais uma vez, ela ressignificou o mundo da música e sempre será lembrada por isso.
Eu espero que Taylor Swift seja sinônimo. De todas as coisas que ela é e ainda sonha em ser. A magnificência pura de simplesmente existir dentro de toda a arte que exala pelos poros do mundo.
Querida Taylor,
A primeira vez que dancei “You Belong With Me”, senti que poderia dominar o mundo, e foi como se a minha vida estivesse prestes a mudar, para sempre. E mudou, drasticamente.
Se eu sou como você, espero que saiba que estou por conta própria, mas não tenho medo disso; eu não estou sozinha.
Fiz a minha pulseira da amizade com você, quando ainda era jovem, e quero tê-la mesmo que passe pelos irrigadores de água e pelas cinzas de todas as coisas que ainda não tive a oportunidade de ser.
Se eu sou como você, então os meus sonhos não são raros. Eu ainda estou tentando, talvez tudo o que eu faça exija muitas tentativas e saltos gasto — mesmo que eu prefira usar tênis.
Não quero ser uma estranha, por favor, seja sempre o único globo de discoteca a refletir os milhões de pedaços meus que às vezes são esquecidos no chão do meu quarto. Eu quero olhar no espelho e saber que sou a minha heroína — no fundo, você sempre vai ser a minha.
Se eu sou como você, eu sou definida pelas coisas que amo. Então, espero que todas as versões que existem de mim, tenham um pouco de você também.
Para todas as coisas e vezes em que eu escrever, se um dia eu me esquecer da arte que conheci, sei que não esquecerei de Taylor Swift; você é a única esperança diante dos meus sonhos.